Muitos pais questionam-me qual deve ser a idade para se iniciar a criança nas idas ao Médico Dentista.
A partir do momento em que o indivíduo tem dentes e come, podem começar os problemas. Portanto antes dos 2 anos, idade em que têm entre 8 a 10 dentes na boca, os bebés devem iniciar as suas consultas de Odontopediatria.
O médico dentista Odontopediatra, irá questionar os pais acerca de todos os hábitos da criança, medicação frequente, alimentação, avaliar o tipo de parentalidade que exercem sobre os filhos, e instruir acerca dos cuidados de higiene oral a ter com os dentes do bebé, dos irmãos e dos pais.
Os factores de risco para cárie no bebé começam nos pais. As bactérias cariogénicas são trasmissíveis no contacto com saliva (beijinhos, falar com o bebé ao colo, provar da colher, etc). Numa gota da nossa saliva vão milhares de bactérias, portanto se os pais têm cáries, a criança ficará com a sua boca colonizada pelos mesmos micro-organismos.
Quanto à parentalidade, há formas de educação mais propensas ao aparecimento de cárie. O modelo de educação permissiva, em que os pais cedem à vontade (e às birras) dos filhos leva a um aumento até 300% da probabilidade de contrair cárie antes dos 5 anos. São crianças que comem doces sempre que "exigem", deitam-se mais vezes que as outras sem escovar os dentes e escovam mais frequentemente sozinhas, porque "não deixam" os pais escovar.
Também é importante desde cedo orientar os pais para que a relação da criança com a medicina dentária seja o mais saudável possível. Pais com muito medo de dentista, e que verbalizam esse medo na presença da criança têm uma probabilidade acima de 80% de ter filhos com medo de dentista, sem nunca terem tido uma única experiência. É também necessário desde cedo esclarecer estes pais sobre aquilo que podem e devem dizer à sua descendência quanto à sua experiência no médico dentista.
Quanto mais cedo a criança conhece o seu dentista, melhor será o vínculo criado com aquele profissional. Desta forma passa a encarar as visitas de rotina como algo corriqueiro, e ainda que um dia tenha algum problema e necessite de uma intervenção mais invasiva, a criança colabora porque não sente medo e teve boas experiências nas consultas anteriores.
Acha que ir ao Odontopediatra aos 18 meses é cedo demais?
Experimente levar o seu filho pela primeira vez aos 4 anos já com cáries para tratar...
catarina cortez | odontopediatria