A saúde oral é tão importante para a felicidade da criança como o afeto, a segurança, a alimentação e a higiene.
segunda-feira, 8 de maio de 2017
As 5 principais causas de cárie na criança
De alguns anos a esta parte tenho vindo a diagnosticar e tratar cáries em crianças entre os 2 e os 12 anos.
A cárie é uma doença multifactorial, e como tal depende de várias causas.
Desses factores destacam-se três: tipo de dentes, açúcar e bactérias.
Há outros como medicação e PH da saliva. Mas esses são secundários.
De acordo com a minha experiência e a quantidade de entrevistas que faço aos pais antes de iniciar os tratamentos, considero 5 as principais causas de cárie na criança:
1ª - A criança escovar sozinha. É sem dúvida o número 1. Isolado. No topo. Sem hipótese de concorrência. É o Ayrton Senna da cárie.
Não há dente que aguente, nem doce que lhe bata.
2 - Não usar fio dentário.
Já é raro os adultos usarem em si próprios, quanto mais num pequeno ser, com uma boca pequena e uma paciência pequena, ao final do dia, etc...
Quem não quer tem sempre uma desculpa. É uma das maiores causas de tratamentos dentários em adultos e crianças.
3 - escovar 1 vez/dia. Ainda que seja um adulto a escovar e fique muito bem feito, é insuficiente. A menos que a criança só comece a comer por volta das 17h, escovar só à noite normalmente dá azar uns meses depois. Então se for só de manhã, a cárie já entrou na sua casa pela porta principal com direito a champanhe de boas vindas!
4 - leite à noite, na caminha. A partir 18 meses isso tem de acabar. Se a criança ainda precisa ou gosta do seu leite, toma-o e escova-lhe os dentes depois. O leite materno também conta. Pode ser tão cariogénico como os outros.
5 - comer doces sem regras. Todos os dias pergunto às crianças (e aos pais) se vão à praia o ano inteiro. Obviamente que não, ou ficariam doentes.
Se comerem doces quando calha ou porque sim, ficam doentes também.
Então os pais têm de criar dias da semana para comer doces, e outros que não. Como há estações para se ir à praia, e não ir. Agora leia com muita atenção: independentemente da birra, cinja os doces aos dias estipulados e nos restantes não tenha doces em casa. Não vale a pena esconder, eles encontram.
catarina cortez | odontopediatria
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário