Todas as semanas faço dezenas de entrevistas aos pais, questionando vários aspectos da rotina, higiene e alimentação de cada criança. Obviamente que quem faz o melhor que pode a mais não é obrigado, e é isso mesmo que tento salientar a cada conversa, a cada consulta. Há uma curva de aprendizagem para tudo, os pais não nascem ensinados, os filhos não vêm com livro de instruções e o pediatra não tem resposta para tudo.
Falo nos erros dos pais, porque os erros dos filhos são aprendidos com os pais. O problema é que a curva de aprendizagem dos filhos é muito curta, tanto para as coisas boas como para as más:
Erro nº 1
A criança escovar sozinha.
Até aos 9 anos, idade em que frequenta o 4º ano do 1º ciclo a criança não compreende a tridimensionalidade da cavidade oral e dos dentes. Apenas após essa idade aprendem conceitos matemáticos como volumetria e profundidade, o que permite calcular mentalmente distâncias de objectos que não estão a ver naquele momento. É o pensamento abstrato.
Para limpar os nossos dentes, uma vez que não temos visão direta do objecto a ser limpo, é necessária aquisição de conhecimentos cognitivos que antes dos 9-10 anos não acontecem, e por conseguinte a criança não consegue nem deve ser incentivada a fazê-lo sozinha até ao fim.
Erro nº 2
A criança ir dormir sem escovar.
Muitas vezes os pais cansados, e os filhos cansadíssimos, chegam à cama (ou ainda no sofá) e caem redondos sem escovar os dentes.
Isto tem apenas um nome. Falta de organização. Deixam-se as crianças ficar acordadas até tarde demais para conseguirem executar as tarefas obrigatórias.
Erro nº 3
Achar que não é necessário fio dentário.
Se os dentes da criança estão todos unidos entre si, sem espaços, então precisa de fio ou fita dentária para remoção da placa bacteriana em zonas que a escova não chega.
Erro nº 4
Escovar só à noite.
Muitos pais culpam a escola por a criança só escovar 1x/dia. Se os pais quiserem, os filhos também escovam de manhã. A escola não tem essa obrigação e se forem efectuadas duas boas escovagens por dia a criança não desenvolverá cárie dentária.
Se quiser escovar 3x/dia pode sempre fazê-lo quando chega da escola, às 17, às 18 ou às 19H.
Erro º 5
Colocar-se em frente da criança para escovar.
Já reparou onde é que o dentista se posiciona para visualizar todos os dentes dos pacientes? De lado ou atrás.
Coloque-se atrás do ombro do seu filho, e peça-lhe para inclinar ligeiramente a cabeça para trás. Assim consegue uma visão direta da maior parte dos dentes. Claro que nos superiores atrás terá de se inclinar um pouco para ver.
Quanto menos vê o que está a fazer, mais mal feito fica.
catarina cortez | odontopediatria
Sem comentários:
Enviar um comentário