O período Natalício é aquele em que comemos mais vezes num menor espaço de tempo, sendo que 90% das refeições não são as habituais, nem muito menos saudáveis.
Normalmente nesta altura do ano aumentam exponencialmente as deslocações de urgência às consultas de Ortodontia porque "saltou o arco", "a mola partiu", o bracket descolou", "a banda está a mexer", "falta o elástico"...etc...
Seguem-se algumas dicas para passares um Santo Natal junto da tua família, sem parecer que tens uma bicicleta com as correntes soltas na boca:
1 - não comer BROAS!!!!
2 - escovar os dentes após cada almoço/jantar. Isso evita que continues sempre a comer o que já não precisas, e a tua balança também agradece.
3 - se não tiveres hipótese de escovar procura comer uma maçã (já partida). A fricção da maçã nos dentes e no aparelho remove a maioria da placa bacteriana.
4 - diz não às BROAS!
5 - se colocaste o aparelho há menos de 1 mês, este Natal vai ser diferente. Faz as refeições o mais cuidadas possível, à base de alimentos pastosos ou de consistência mole e com pouco açúcar. Ainda estás a aprender a comer com aparelho, dá-te tempo.
6 - mastiga devagar
5 - come porções pequenas de cada vez, evitando dar dentadas demasiado grandes. Quanto mais alimentos estiveres a mastigar, menos controlas onde eles batem.
6 - BROAS NÃO!!!!
7 - no circo/parque de diversões come algodão doce, PIPOCAS NUNCA!
8 - bolo Rei parece que agora não traz brinde, mas eu não arricava...
9 - azeitonas, só descaroçadas
10 - E EVITA COMER BROAS. Caseiras, industriais, de mel, de avelã, da avó ou da tia.
FELIZ NATAL E OBRIGADA A TODAS AS FAMÍLIAS QUE ME CONFIAM O SEU SORRISO!
catarina cortez | ortodontia
A saúde oral é tão importante para a felicidade da criança como o afeto, a segurança, a alimentação e a higiene.
quinta-feira, 21 de dezembro de 2017
segunda-feira, 18 de dezembro de 2017
Já marcou o rastreio ortodôntico do seu filho?
As férias são sempre uma excelente oportunidade para fazermos aquilo que vamos adiando ao longo do ano. São a ocasião perfeita para as crianças de 6 anos fazerem o seu 1º rastreio ortodôntico.
O simples facto de respirarem mal pelo nariz, utilizando a boca para o efeito, leva a uma alteração no desenvolvimento dos maxilares, sendo neste momento uma das maiores causas para a necessidade de intervenções ortodônticas precoces.
Nessa consulta são avaliados todos os parâmetros que influenciam o crescimento dos maxilares e das estruturas orais, tais como o tipo de crescimento facial, o funcionamento da musculatura oral, em função e em repouso, o tipo de respiração, o tamanho dos novos dentes em relação ao espaço disponível, etc.
Já reparou se o seu filho tem algum desvio no maxilar inferior, sempre para o mesmo lado? E os lábios, ficam bem selados quando a criança está em repouso ou permanecem sempre abertos? Os primeiros dentes definitivos estão a nascer no sítio certo?
Veja alguns exemplos de mal-oclusões que devem ser motivo de alerta:
São apenas alguns exemplos de crianças de 6 anos com problemas que, a se manterem, só vão piorar.
De qualquer forma é sempre necessária uma avaliação por um ortodontista pediátrico pois há problemas menos visíveis que passam despercebidos aos olhos dos pais.
O simples facto de respirarem mal pelo nariz, utilizando a boca para o efeito, leva a uma alteração no desenvolvimento dos maxilares, sendo neste momento uma das maiores causas para a necessidade de intervenções ortodônticas precoces.
Já marcou o rastreio ortodôntico do seu filho?
catarina cortez | odontopediatria
terça-feira, 5 de dezembro de 2017
6 dicas simples para que o seu filho cresça sem cáries
1 - escovar os dentes de manhã
2 - escovar os dentes antes de ir dormir
3 - não falhar nenhuma destas
4 - fio dentário se os dentes estiverem unidos
5 - não deixar a criança escovar sozinha
6 - escovar mesmo que a criança faça birra, esteja com sono ou com tosse ou com dores de cabeça ou com dores de cotovelo.
catarina cortez | odontopediatria
Subscrever:
Mensagens (Atom)