quarta-feira, 2 de maio de 2018

Tooth SOS a nova aplicação obrigatória para Pais e Educadores

A IADT - International Association of Dental Traumatology lançou em Abril uma nova aplicação de nome Tooth SOS.


Está disponível para IOS e Android, é gratuita e tem tudo o que é necessário saber sobre traumatismos dentários. Está em inglês (americano). Recomendo a sua leitura completa para que se possa familiarizar com os termos em inglês, e procurar a tradução com calma. Assim, se algo lhe acontecer pode agir rapidamente e não perderá tempo a tentar traduzir sob pressão. As probabilidades de tomar a decisão correta aumentam exponencialmente quanto mais preparado estiver.



À partida o utilizador opta se quer entrar como profissional de saúde dentária ou como "paciente". Ao entrar como paciente tem novamente duas opções: "sofri trauma dentário" ou "como prevenir o trauma dentário".


Se sofreu um traumatismo dentário ou está com alguém que tenha sofrido está disponível uma lista completa de todos os tipos de acidentes, com fotografias de alta qualidade, se é urgente ou não, o que deve fazer e como deve transportar o paciente (e os fragmentos de dente/s) até ao consultório dentário. Tem todas as guidelines para acidentes com dentes definitivos e dentição de leite.










Na secção "prevenção" tem excelentes imagens de todos os tipos de protetores bucais para desportistas, classificados de acordo com a sua eficácia e preço mais ou menos acessível. Tem até uma lista de todos os desportos em que a IADT recomenda o uso obrigatório de algum tipo de protetor bucal/dentário. Assustou-se? Agora que já sabe, mãos à obra.















Se entrar como Médico Dentista tem uma panóplia de artigos científicos e guidelines de leitura obrigatória.

Pode também saber um pouco mais sobre formação na área da Traumatologia Dentária, cursos e congressos da IADT e até a opção de fazer um Fellowship in Dental Traumatology tornando-se Fellow of the International Association od Dental Traumatology enquanto assim desejar.


                                                       


Seguramente uma aplicação obrigatória para toda a população.














catarina cortez | odontopediatria

Sem comentários:

Enviar um comentário