Nas férias a maioria das crianças e adolescentes vêm à consulta com mais placa bacteriana que no resto do ano. É um facto.
Na época estival os horários mudam, as crianças e adolescentes não se deitam à hora do costume, comem fora d´horas e para (não) ajudar há uma maior oferta/procura de gelados, pipocas, batata frita, bolas na praia, lambecas do Porto Santo, etc... etc...etc.
Que atire a primeira escova quem me diz que as escovagens nunca falham em férias.... :)
Sei bem o que é estar num hotel, tomar o pequeno-almoço - panquecas, crepes, bolos, sumos, batidos - e ficar a espreguiçar na piscina o resto da manhã sem passar pelo quarto.
Regra geral consegue-se que os filhos escovem as duas vezes diárias, mas também sabemos que as noites se prolongam em passeios e brincadeiras e quando eles adormecem no carro vão direitinhos para a cama e só se tiram os sapatos e os calções.
Então deixo-te duas dicas para que não hajam surpresas nas férias, e não tenhas de ir a correr procurar um dentista numa cidade qualquer desconhecida porque o dente partiu ou o aparelho descolou. É mau para todos!
A primeira dica que te dou é para escovares os dentes com eles mesmo a dormir. Sem pasta para não ficarem todos "besuntados" e porque vão acabar por engolir o flúor.
Asseguro-te que qualquer criança, de qualquer idade deixa-se escovar os dentes sem acordar, depois de um dia inteiro de praia. É mais fácil do que pensas. Pelo menos tenta.
A segunda dica para aqueles dias em que vamos passar todo o dia a passear e não queremos levar a escova. Leva uma caixinha de pastilhas elásticas. Serve para crianças acima dos 4 anos. Devem ser daquelas que dizem na embalagem "sem açúcar". Mastigam durante 10 minutinhos depois de comer um doce, um chocolate ou um gelado e ao menos remove a placa bacteriana e anula os ácidos produzidos pelas bactérias.
E claro, eles adoram!
Cuidado não os deixes ir para a água com a pastilha, nem adormecer.
Boas férias a todos... com sorrisos lindos e saudáveis!!!
catarina cortez|odontopediatria