Hoje falo acerca de mais um aparelho que ficou disponível no mercado há poucos anos, e que resolve um problema que antes só conseguia com recurso a extrações dentárias ou cirurgia ortognática.
Foi-me apresentado num Congresso em Barcelona pelo próprio criador, o Dr Luis Carriere.
Há um grande grupo de mal-oclusões que se chamam "Classe 2". Consistem no avanço dos dentes superiores em relação aos inferiores. Na grande maioria das Classes 2 as pessoas ficam com os chamados "dentinhos de coelho".
Correspondem a mais de 60% das mal-oclusões na Europa Ocidental.
O paciente Classe 2 normalmente tem muitos complexos relativamente ao seu sorriso. Por vezes são pessoas que não conseguem selar corretamente os lábios pois os dentes não permitem, ou não são capazes de articular corretamente algumas consoantes e ficam a falar duma forma característica.
São pacientes muito motivados, o que nos ajuda a resolver o seu problema.
O que antes só daria para resolver com extração de 2 pré-molares superiores, agora consegue-se mantendo toda a dentição. Graças ao Distalizador da marca espanhora Carriere(R), hoje é possível deslocar todos os dentes superiores para trás, permitindo depois que o aparelho fixo faça o restante sem grandes dificuldades.
É um aparelho muito confortável, indolor e fácil de utilizar. O paciente apenas tem de colocar elásticos todos os dias e em 3 a 7 meses termina esta fase do tratamento. Uma vez concluída fica então tudo preparado para a colocação do aparelho fixo que irá endireitar a dentição de acordo com o novo espaço disponível. E tudo sem ser à custa de extrações dentárias.
Veja aqui como funciona o Distalizador Carriere.
Obviamente, e muito tenho dito, na Ortodontia como na vida não há "nuncas" nem "sempres".
Há casos de classes 2 em que ainda preciso de extraír um ou dois dentes. Mas muito menos.
Graças ao grande visionário Dr Luis Carriere.
catarina cortez | ortodontia
Sem comentários:
Enviar um comentário