A Invisalign foi a primeira marca no mundo a inventar uma forma de corrigir mal-posições dentárias através do uso de alinhadores transparentes, removíveis e praticamente invisíveis.
Os alinhadores são feitos num material resistente, flexível e biocompatível criado pela Align Technology - o SmartTrack - e cortados com a forma exata da linha gengival por forma a facilitar o seu uso e remoção.
Desta forma o tratamento ortodôntico torna-se muito confortável, uma vez que não tem brackets fixos nos dentes, nem arcos de metal, molas ou bandas. O paciente troca de alinhadores uma vez por semana, sendo-lhe fornecidos pelo seu ortodontista novos alinhadores a cada visita.
O maior receio dos pacientes adolescentes ou adultos desaparece: medo da dor.
Neste tipo de correção ortodôntica não há consultas de urgência porque não tem peças a picar, partidas ou a arranhar.
O paciente pode fazer a sua higiene oral normalmente pois pode retirar os aparelhos alinhadores na hora de escovar. O maior medo do ortodontista desaparece, principalmente nos adolescentes: aparecimento de cáries durante o tratamento ortodôntico.
A cereja no topo do bolo é o facto de não se ficar privados de comer nada. Uma vez que é um aparelho removível, na hora das refeições fica na caixinha. E poucas coisas pagam este conforto, esta não privação de uma série de coisas durante 2 anos em prol de um sorriso mais bonito.
Quanto à mecânica.
Inicialmente corrigia apenas pequenas rotações, inclinações ligeiras e pouco mais que isso.
A evolução da tecnologia e a grande aposta da marca em contratar Ortodontistas para a equipa fez com que hoje se consiga realizar todos os movimentos dentários, com a máxima previsibilidade e segurança.
O tratamento é realizado por etapas, sendo cada conjunto de alinhadores destinado a determinados movimentos. No entanto, se a cada etapa os dentes não estiverem na posição pretendida no início, é possível refazer os alinhadores sem qualquer custo para o paciente.
É possível hoje com Invisalign tratar casos com extrações dentárias para encerramento de espaços, mordidas cruzadas, abertas e até fazer distalizações. Desde que haja um conhecimento profundo da sua forma de operar e uma boa comunicação com os técnicos que estão "do outro lado" a planear os tratamentos ao milímetro.
O Clincheck - plano de tratamento executado por esses técnicos - pode ser modificado pelo Ortodontista por forma a optimizar o tratamento à medida do seu paciente. Após aprovação desse Clíncheck os alinhadores são fabricados nos Estados Unidos e chegam às clínicas em menos de 10 dias úteis.
Se é o futuro? Não posso afirmar. Mas que tem tudo para se tornar o sistema ortodôntico preferido por pacientes e médicos, tem. Eu estou rendida.
catarina cortez | ortodontista
Sem comentários:
Enviar um comentário